quinta-feira, 27 de agosto de 2015

30 Dias (quase) Offline – Semana 1


SEMANA 1:

Relatando aqui como foi a primeira semana do experimento.

Essa primeira semana foi difícil.
A gente fica tão acostumado com algumas coisas que é difícil lidar numa boa com uma rotina sem elas.

Lá nas regras que coloquei para mim mesmo, eu tinha separado o que continuaria, o que seria excluído do meu dia a dia e o que seria incluído.

Vamos por partes então.

- Do que foi excluído:
Senti muita falta (muita mesmo) de basicamente 3 coisas: Whatsapp, facebook e jogos no celular.
O Whatsapp estava tomando muito do meu tempo. Eram 14 grupos dos mais diversos temas, e cada um com 50, 100, 300 mensagens por hora.  O Facebook foi difícil de viver sem, já que a maioria das minhas interações pessoais nos últimos anos passavam por ali. E os jogos no celular, especialmente quando estou no ônibus e no metrô fizeram uma falta danada. Mas estes eu consegui substituir por seriados na telinha do meu espertofone.

- Do que foi incluído:
Passei a assistir mais seriados e filmes (especialmente documentários, que eu adoro).  Também passei a caminhar um pouco mais, e a utilizar mais as escadas, usando menos o elevador. Eu deveria manter um diário offline para depois transformar em blog, mas esta regra eu mudei no meio do caminho, e vou escrever quando der na telha, direto no blog.

- Do que continuou:
O acesso à geolocalização (GPS) que continuou entre as coisas que posso utilizar normalmente passou a ser mais utilizado, assim como mapas online, especialmente para verificar trajetos a serem feitos a pé (embora eu não tenha feito muitos), e para consultar linhas e horários de ônibus. O acesso à ferramentas online para finalidade de aprendizado também aumentou. Ao invés de passar horas no facebbok, passei a pesquisar termos e temas que há muito eu vinha querendo aprender mais (estoicismo, ceticismo, etc). Também passei a usar mais o SMS. O skype para falar com a família que mora longe continuou normalmente.

O que não rolou:
- A idéia era ligar para as pessoas no dia do aniversáro delas. Antes de iniciar o experimento, eu as avisei da minha ausência online e pedi telefones para poder entrar em contato, quando o aniversário delas chegassem. Não aconteceu. Eu não sou uma pessoa muito sociável. Ou ainda não (re)aprendi a me relacionar com as pessoas pelo telefone.

Estou escrevendo isso com uma semana de atraso.
O Experimento hoje está completando duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário