Pode parecer estranho utilizar a internet (um de nossos maiores exemplos de nossa vida High Tech atualmente) para criar um blog para falar de Low Tech. Mas é isso mesmo.
Graças à tecnologia, podemos falar sobre tudo, até sobre a falta (ou diminuição) do uso dela mesma.
Por quê? Porque todos gostamos do acelerador, mas poucas pessoas lembram de pensar no freio.
Acabamos focando nossa vida e nosso dia a dia de forma tão intensa na tecnologia ao nosso redor, que acabamos pensando que não conseguiríamos viver sem ela, ou com menos dela.
Em casos mais extremos, podemos chamar isso de uma espécie de escravidão.
Então espero sim, utilizar das facilidades High Tech para construir aqui um pensamento abrangente que possa funcionar como uma alternativa ao nosso dia a dia, como uma forma de otimizar o uso dessas tecnologias maravilhosas, de forma a facilitar a nossa vida real, e não atrapalhá-la ou substituí-la.
Então vamos já de cara esclarecer algumas coisas sobre este blog:
- É um Blog sobre Low Tech. Isso não quer dizer que este blog seja construído com Low Tech. Pelo contrário, a alta tecnologia que estiver a nosso alcance será utilizada para nos ajudar com as informações por aqui.
- Vamos falar de Low Tech, e não apenas sobre No Tech. Isso significa que o foco aqui será sempre o de utilizar pouca tecnologia, mas de forma otimizada e a serviço de nossa vida real, e não eliminá-la completamente.
- Este blog partiu de uma experiência pessoal. Um programa de 30 dias que criei e testei em mim mesmo: “30 Dias (quase) offline”. Neste exato momento em que escrevo estas palavras, estou entrando na segunda metade deste programa, e este blog é parte do processo.
- Não existe qualquer intenção em afirmar que o mundo seria melhor ou as pessoas seriam mais felizes e saudáveis se abrissem mão da tecnologia. Assim como não seria melhor se abríssemos mão da nossa comida. Aliás, pelo contrário, a quantidade de benefícios que a tecnologia traz à nossa sociedade é incalculável. Mas no âmbito individual, quando o uso demasiado dessa tecnologia passa tomar conta de outras áreas do nosso dia a dia, talvez seja preciso pisar um pouco no freio. Para mim, é como uma dieta ou uma reeducação alimentar. Também pode chamar de “detox” ou de reabilitação.
Creio que por enquanto é isso.
E você? já passou por alguma experiência Low Tech? Escreva e compartilhe a sua experiência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário